domingo, 9 de outubro de 2016

O lobinho precisa de amigos

Na verdade um combo de família e amigos né ...
Hoje resolvi falar sobre como é importante para quem tem Lúpus o apoio das pessoas que nos cercam. Não digo apoio do tipo "nossa que chato você tem lupos" porque isso tem de monte, to dizendo o de verdade, de pessoas que realmente GOSTEM de você e que fechem contigo em qualquer situação. Já aviso que será um texto que fala muito de amizade e amor de pai e mãe, você está disposto a ler? Ah! ÓTIMO ENTÃO CONTINUE! =D
Falar sobre apoio me remete muito a época que fui diagnosticada, como já disse, eu tinha apenas 12 anos de idade e para uma pré-adolescente, na verdade criança, pois eu ainda brincava de barbie, saber que você vai ter que conviver com uma doença que não tem cura não é la das coisas mais fáceis do mundo, principalmente porque sua vida muda completamente e de maneira muito rápida. Um dia você não precisa tomar remédio e médico é no máximo de seis em seis meses e no outro você toma 3 quimioterápicos e mais 9 tipos de comprimidos diferentes, diariamente, além de passar a conhecer as meninas do laboratório de exames todas pelo nome.
Para mim a pior parte de toda essa mudança repentina foi ver minha aparência se transformar muito drasticamente, passar de 37 kg para 82 kg em questão de dois meses. Eu sabia que na verdade eu estava ficando boa e que aquilo era passageiro, mas os meus "amiguinhos" da escola não se importavam com isso e foi ai que o chamado bullying começou. "Ah era só brincadeira", não, não era. Brincadeiras não doem na alma.
Mas no meio de pessoas ruins Deus, Buda, Alá, Orixás, os seres misticos da floresta ou seja lá qual for a sua crença, colocou pessoas MARAVILHOSAS na minha vida, e foi graças a elas que eu consegui passar por tudo sem muitas surtadas psicóticas, só com duas.  
Tenho poucas amigas que levei pra vida desse colégio no qual estudei, são pessoas que posso contar sempre, uma em especial, a Emanuelle, ou como ela gosta, Manu.
Eu e Manu vivíamos juntas, nossas mães já eram amigas antes do nosso nascimento, ou seja já era pra ser, né gente. Um certo dia, durante um fim de semana no sitio no qual Manu tinha ido junto, eu comecei a passar mal no meio da noite, na época era batata, dependendo do que eu estivesse sentindo já rendia hospital e internação. Meus pais queriam deixar a Manu na casa dela, para ela não precisar passar por toda essa coisa chata de hospital, mas ela, no auge dos seus 13 anos, disse "Nanão tio, eu vou com vocês depois meu pai me pega na sua casa, porque eu tenho certeza que não vai ser nada! O médico vai falar que é virose." Foi uma atitude tão simples mas que me marcou muito, saber que a minha amiga estava lá do meu lado me dando ânimo e força, por isso vai aqui meu MUITO OBRIGADA!
Esse foi um dos diversos episódios que passei com Manu, dava até pra fazer uma série de várias temporadas, inclusive (OLHA AÍ A CHANCE DE SUCESSO "MIGOS" QUE FAZEM CINEMA) ela me ajudou muito nesse comecinho, quando eu mesma não sabia direito como lidar com tudo que estava acontecendo. Afinal eu era só uma criança, tudo o que eu mais queria na época era poder ficar boa logo para voltar a "ser normal".
Fui crescendo e aprendendo a lidar com as pessoas e comigo mesma, mudei de escola e conheci gente nova, o apoio que tive na nova escola foi o melhor de todos! A equipe do novo colégio perguntava diretamente para mim e para os meus pais como proceder em cada situação, me deixando super a vontade sem que eu tivesse necessariamente que expor meu problema de saúde, lembro de uma das primeiras aulas de educação física (matéria na qual eu era dispensada para não ter risco de me machucar) um aluno perguntou por que eu não fazia aula e o professor respondeu "Porque sim e acabou, agora vai se aquecer." Eu estava me enturmando super bem tinha apoio da instituição e fiz bons amigos que levo até hoje, muitos para nomear um só.
Com o passar dos anos fui aprendendo a lidar com o Lúpus e episódios de internação ficaram cada vez mais raros, porém não impossíveis. A última vez que fiquei internada eu já tinha feito 18 anos e trocado de médica, saí da reumatologista pediátrica para a reumatologista normal (sim, vou no médico de velho), essa última internação me rendeu a melhor foto para descrever apoio, o malabarismo que minhas amigas fizeram para conseguir entrar no hospital não tem nem como descrever! Sou muito grata a essas três malucas!


Mel,Vitória e Gabi eu não preciso nem falar nada poque a foto já diz tudo.

"Ah, Carol e a sua família?" Minha família é maravilhosa apenas meu bem! Meus pais me apoiam nas minhas escolhas e estão sempre procurando fazer o que é melhor para mim mesmo que isso vá contra a minha vontade, admiro muito esses dois. A gente até briga mas depois faz as pazes e fica tudo bem. Obrigada por tudo Mamãe, Papai <3 

Gente esse texto todo é para dizer que para quem tem Lúpus apoio é muito importante, a doença pode se manifestar por algum desencadeamento emocional, cabe frisar que o acompanhamento com psicólogo faz parte do tratamento ouso dizer que é uma parte MAIS QUE FUNDAMENTAL! Então se você que está lendo isso foi diagnosticado, procure um profissional para te auxiliar ou peça indicação para seu médico. "Mas Carol faço tratamento no SUS não tenho dinheiro para pagar." Não tem problema, tem psicólogo no SUS também gente, só pedir encaminhamento no médico!
Lobinhos não deixem que ninguém te ponha para baixo, pessoas que usam sua doença como desculpa para te diminuir não merecem sua companhia, na verdade elas não merecem nem sua piedade! Passar pelo que a gente passa só nos torna mais fortes e especiais, lembrem-se disso SEMPRE!
Bom, lobinhos e amigos dos lobinhos, é isso por hoje domingo que vem tem mais texto, se caso você queira que eu aborde um tema específico me dê um toque nos comentários, tá bom?

Beijos de Luz =)

2 comentários:

  1. Que texto lindo amiga! Pode contar comigo sempre também, viu?... Bjs da amiga de uma lobinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Roro sereia de Cubatão, mas eu conto mesmo hahahah

      Excluir